Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

Memória Descritiva
O plano de construção do coração foi criado pelos professores da escola. Os alunos foram informados do projeto e seus objetivos, tendo sido enviada uma informação escrita às famílias sobre o mesmo, solicitando-se também o contributo através do envio de embalagens adequadas.
As embalagens recolhidas foram abertas, lavadas, com o apoio das assistentes operacionais da escola. Estas foram cortadas em quadrados que se dobraram a meio. As professoras traçaram, para cada um dos seus alunos, uma linha de contorno de meia borboleta no quadrado da embalagem, sendo o eixo de simetria a dobra. Cada aluno recortou, abriu e obteve uma borboleta para ser utilizada na construção do nosso coração. Tendo sido explorada a simetria de reflexão.
A professora coordenadora do programa Eco-Escolas desenhou dois corações em cartolina amarela que sobrepôs agrafando um ao outro pelas extremidades.
Os alunos representantes de cada turma colaboraram na colagem de todas as borboletas no coração, ficando este tapado de borboletas. Borboletas que simbolizaram a liberdade, a primavera, a alegria, o amor, o carinho, a cor, o céu. Sentimentos transmitidos pela mãe.
Colocámos uma caixa de cartão do leite escolar no interior do coração duplo e este ficou almofadado ganhando mais volume, o que o tornou mais apelativo à visão.
Este foi pendurado num placar móvel sobre um fundo azul-escuro para sobressair visualmente e colocado no corredor principal da escola. Aplicou-se sobre o mesmo o título “Dia da Mãe”, recortado também em cartão amarelo, pelos alunos do 4ºAno. Todas as turmas colaboraram com frases dedicadas à mãe e à reciclagem e reutilização de materiais que se colocaram no espaço envolvente ao coração. Em cada cartão também se colocou uma borboleta como se esta, ao voar, levasse a mensagem para a transmitir a toda a gente.
As fotografias das fases de construção e do resultado final deste trabalho foram publicadas no site da escola para que as famílias possam tomar conhecimento do mesmo.

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas
Ana Paula Maurício
24-04-2013

Escola: Escola EB1 Nº 2 de Mira-Sintra

Professor coordenador do trabalho: Ana Paula Oliveira Maurício