Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

Memória Descritiva Coração Amarelo
Ideia: Coração com 50 cm, coberto com pequenos corações pintados de amarelo e uma abertura no topo por onde foram colocadas mensagens para a mãe. Estas mensagens apelam também ao respeito pelo meio ambiente. O coração representa, por um lado, os sentimentos que temos para com a pessoa que nos traz ao mundo, mas também, o coração que ama o planeta e que o protege permanentemente. A abertura no topo remete-nos para o conceito de Ecoponto, mas um Ecoponto que nos transmite mensagens. Este Ecoponto-Coração vai espalhar o amor e disseminar a importância de preservar a Mãe-Natureza.
Este é portanto um trabalho onde os alunos cruzaram, com enorme criatividade, diversos conceitos que pretendem transmitir agora à comunidade escolar.

Materiais:
- Rede de capoeira metálica (estrutura),
- Tubos de cartão (apoio na base);
- Pacotes de leite (cobertura da estrutura, cartões de mensagens)
- Tinta

Metodologia: A metodologia implementada envolveu diferentes fases: brainstorming de ideias; planificação; execução e exposição.
- Brainstorming: A partir de um trabalho de arte elaborado por um dos alunos, na Exposição de Final de Ano, o ano passado, surgiu a ideia de reproduzi-la, agora com a temática do Dia da Mãe e da proteção do meio ambiente.
- Planificação: Com a ajuda do "faz-tudo" do Colégio, projetámos um trabalho onde o pressuposto base fosse a participação dos vários alunos na execução do mesmo;
- Execução: Numa primeira fase da construção do coração, elaborámos então uma estrutura em forma de coração, com uma abertura em cima, que depois foi coberta com pacotes de leite, recortados em forma de pequenos corações. Depois, cada aluno do 1º ciclo foi desafiado a criar uma frase que articulasse os temas "Mãe" e "Ambiente". Os alunos escreveram as suas frases em mais pacotes recortados com a forma de corações (alguns pintados de amarelo), que posteriormente foram dobrados ao meio e colocados dentro do coração, como se de uma caixa de mensagens se tratasse.
- Exposição: O trabalho será exposto na secretaria, onde as mães, no dia 3 de maio, serão convidadas a retirar do coração uma mensagem relacionadas com o Dia da Mãe e com o Ambiente. Desta forma, apresentamos o trabalho final e aproveitamos para homenagear todas as mães ao mesmo tempo que transmitimos mensagens ambientais.

Intervenientes: À semelhança do que tem ocorrido nos anos anteriores, o trabalho realizado no âmbito deste Concurso Eco-Escolas/Tetra Pak envolveu toda a equipa de professores e auxiliares, no apoio aos alunos e à implementação das suas ideias. Este ano, por razões essencialmente práticas, apenas o 1º ciclo se envolver nesta iniciativa.

Escola: Colégio Monte Flor

Professor coordenador do trabalho: Rui Manuel Barreiros de Lima e Silva