Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza.

Trabalho a concurso

Memória descritiva

“SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO”
As crianças do Jardim de Infância de Lameirinhas, inspiradas no projeto curricular “AR POR TODA A PARTE” e na sequência de todo um trabalho no âmbito do programa Eco-escolas, que está a ser desenvolvido no nosso Jardim de Infância, abraçou com todo o entusiasmo, empenho e alegria, este desafio “Sim, no dia da mãe o coração é amarelo.”
A reutilização de embalagens da Tetra Pak, identificadas com o selo: (Tetra Pak – Protege o que é bom) já não é novidade para nós, uma vez que ao longo de todo o ano letivo tem sido prática habitual, usarmos este e outros materiais recicláveis, quer como estratégias no lançamento das diversas atividades, quer como na concretização das mesmas; que para além de estarmos a poupar dinheiro (não comprando outros materiais), incentivamos e sensibilizamos a comunidade educativa, para as boas práticas ambientais, dando cumprimento assim, a uma das regras do nosso Poster Eco-Código inserido no programa Eco-Escolas.
Este desafio de criar um coração da Tetra Pak, para demonstrarmos o amor pela mãe e pela natureza, foi lançado aos pais, permitindo um trabalho de articulação, num espírito de entreajuda e partilha de ideias.
As famílias das crianças e todo o pessoal docente e não docente deste jardim de Infância trouxeram embalagens vazias identificadas com o respetivo selo, conseguindo-se assim, uma grande variedade...
Numa 1ª fase, cada criança fez um pré-projeto desenhando um coração que preencheu com alguns materiais á sua escolha.
Depois de manusearem as diferentes embalagens, terem uma perspetiva da quantidade, forma e dos diferentes tamanhos, fizeram várias tentativas para estruturar um coração. Devido às dimensões a que o coração devia obedecer, acordou-se entre todas os intervenientes, que o coração amarelo poderia ser construído com vários outros corações, mais pequeninos, através do recorte das diferentes embalagens, como se pode observar nas fotografias. É de realçar a satisfação com que cada uma o fazia, mostrando a sua criatividade...
De seguida pintaram os corações e estruturaram o coração amarelo.
Por último, colocaram-se as mensagens elaboradas com a colaboração dos pais.
As mensagens das crianças estão no interior de cada coração pequenino. É só abrir e ler...
Criar o coração amarelo proporcionou momentos de reflexão sobre a importância do amor pela vida.
A natureza é como o coração.
Tudo tem que ser cuidado
Até as folhas do chão...

Bem-haja a todos que connosco colaboraram.

Jardim de Infância de Lameirinhas, 23 de abril de 2013

Escola: Jardim de Infância de Lameirinhas

Professor coordenador do trabalho: Amélia Maria Grilo Pascoal Gonçalves